15.9.08

Brevemente num teatro perto de si



Fotografia por Pedro Santos , grafismo por Cristina Lima

11.9.08

O teatro pelos actores- visto e revisto

Obrigada a todos por estarem cá. Por partilharem a minha vida nos bons e maus momentos. Por me ajudarem e não me deixarem desistir.
Obrigada também àqueles que me apoiaram de coração durante esta longa viagem no mundo das artes. Àqueles que quando eu estava no chão me deram a mão em vez de me pisarem ou se rirem de mim. Àqueles que compreendem que amo estar no palco, apesar de ficar aterrorizada por estar a ser julgada. É uma contradição que vale a pena.
Obrigada àqueles que me ajudaram na escolha que fiz e não me fizeram sentir culpada ou arrependida por tê-la feito.
Realmente sinto que não andei a trabalhar estes anos todos, pois foi tão bom. Cresci, aprendi, ensinei, sofri, fiz sofrer, ri muito, fiz rir, amei, fui amada, odiei, tenho inimigos, tenho muitos e tenho bons amigos, tenho admiradores, tenho seguidores... tenho de tudo um pouco.
Tive uma experiência fortíssima e intensa como actriz, mulher, filha, mãe, esposa, amiga.
Só uma actriz sabe o que é ser alvo de injustiças como: Os actores são todos uns promíscuos que fazem sexo a torto e a direito, drogam-se, bebem... por falar nisso, aqui vai um golo! (bebe)
Como foi mau ouvir dizer tantas vezes que a malta das artes são má companhia, são loucos, doentes, fúteis, ganham mal e não têm futuro.
“Eu bem te disse que se fosses por este caminho te ias dar mal.” Que as actrizes todas são umas putas e que só são famosas por irem para a cama com todos. E eu ouvia e engolia em seco.
Não bebo álcool, não bebo café, não fumo, não consumo drogas... não vou dizer que não o fiz. Não o faço por opção e não julgo nem condeno quem o faça, desde que o faça de uma forma que não prejudique ninguém.
Será que é assim tão difícil perceber que não existem empregos seguros em lado nenhum? Que todas as profissões têm putas que sobem à custa de favores, até as putas-homens? E que o consumo de álcool e drogas existe em todas as profissões e culturas?
Senti-me viva e criativa. Senti-me útil e importante, senti-me linda. Senti!
E tudo graças à minha escolha de ir para as artes. Teatro, cinema, escrita, dar aulas de teatro, televisão, cinema,... ; senti e vivi intensamente.
Que maravilhosa despedida!
Mas não vou só, tenho dois bracinhos bem abertos, para me receber e fazer esquecer as minhas más escolhas. Presentes e futuras.
A mim, que me aguentei apesar de tudo. E até consegui fazer uns trabalhos bonitos e tive o reconhecimento de pessoas muito lindas por dentro.
Podem pôr a mão na consciência e pensar quem foi feliz na profissão que escolheu e depois julguem-me ou nos.
Ser actor é um privilégio: vive-se várias vidas, veste-se várias peles, cuida-se muito da imagem. Aprende-se constantemente coisas novas. O mundo é um livro para aprender, as pessoas são um manual. Ele é massagens, ginástica, roupa bonita, mimos dos fãs, família e amigos que apoiam e admiram o trabalho, aprender a ter mais auto-estima, dançar, cantar, meditar, fazer relaxamento, enfrentar os fantasmas que temos no armário, vomitarmos a verdade e acabarmos este ciclo rodeados de pessoas boas que nos querem bem e cheios de vidas vividas no palco ou na tela. Viva o teatro, viva os amigos, viva os técnicos, viva os familiares dos actores que passam noites, dias sem os ver! Viva!

TEATRO , UAM DEFINIÇÃO , UMA FORMA DE ESTAR NA VIDA




A palavra teatro define tanto o edifício onde podem se apresentar várias formas de arte, como a uma determinada forma de arte.

O grego Théatron estabelece o lugar físico do espectador, "lugar onde se vê". O teatro também é o lugar onde acontece o drama frente aos espectadores, complemento real e imaginário que acontece no local de representação. Ele surgiu, supõe-se, na Grécia antiga, no século IV a.C..

Toda reflexão que tenha o drama como objeto precisa se apoiar numa tríade teatral: quem vê, o que se vê, e o imaginado. O teatro é um fenômeno que existe nos espaços do presente e do imaginário, e nos tempos individuais e coletivos que se formam neste espaço.

O teatro é uma arte onde um actor, ou conjunto de actores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, encenadores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.