22.4.10

14 MAIO VAMOS FAZER RÁDIO 21H NO SEIXAL FORUM CULTURAL

Dá-me Música

Âmbito: Actividade de aquisição de técnicas comunicacionais e de expressão

Destinatários: EB 2,3 e Secundárias do Concelho do Seixal

Objectivos: ► promover junto dos jovens uma actividade de produção e realização de emissões de rádio, associando este meio de comunicação à divulgação informativa e à difusão cultural.
► possibilitar aos participantes a aquisição de técnicas comunicacionais e de expressão veiculada pela rádio.
► exploração da temática anual da Biblioteca das “Representações”, aos mesmo tempo que se adquirem ferramentas da comunicação social, nomeadamente, da rádio.


Parcerias: Escola do Básicas 2,3 e Secundárias do Concelho do Seixal, Biblioteca Municipal do Seixal
e, eventualmente, uma Rádio Local.


Estratégias:
Envolver os jovens na concepção de emissões de Rádio, através da construção de diversas rubricas constituintes do “Guião-emissão”, seleccionando diversos conteúdos informativos/culturais e musicais de modo criterioso, relacionando-os com temáticas da actualidade e com tendências culturais da temática das “Representações”.

Desenvolver o espírito de cidadania e da reflexão crítica, enquanto aspectos e atitudes a valorizar na utilização da rádio como órgão de difusão cultural e informativa.

Apoiar as escolas, em termos materiais e técnicos, na dinamização das emissões rádio com vista à participação na Festa da Emissão Especial de Encerramento, a realizar na Biblioteca Municipal do Seixal.

Acções específicas do projecto:

I. Constituição de grupos e criação dos guiões: constituição das equipas participantes; concepção de “guiões-emissão”. (a ocorrer nas escolas)
II. Apresentação de diversas emissões rádio: realização de emissões rádio com vista à eleição do grupo e selecção de uma ou mais rubricas. (a ocorrer nas escolas)
III. Festa Emissão Especial de Encerramento: encerramento das actividades desenvolvidas na IV.ª Edição do programa DÁ-ME MÚSICA, integrando os grupos representantes de cada escola participante.